UEMG: QUEM CONHECE, DEFENDE! NÃO AO PL 3738/2025!

A Unidade Classista, por meio da sua Fração no ANDES-SN, expressa seu apoio irrestrito à luta da comunidade universitária da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), diante de mais um ataque neoliberal e privatista do Governo Romeu Zema (Novo)!
Na última semana, a comunidade tomou conhecimento do Projeto de Lei nº 3.738/2025, de autoria do Governo do Estado, que visa, na prática, a extinguir a UEMG enquanto instituição de ensino pública estadual. O projeto desrespeita a autonomia universitária, na medida que estabelece a “transferência” da gestão da UEMG para a União, com o objetivo de atender à adesão de Minas ao Propag (Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados com a União). Essa falsa proposta de federalização pode operar, na realidade, a extinção da UEMG, um ataque sem precedentes na história da Educação Pública brasileira e mineira.
Associada à brutal defasagem salarial dos docentes e técnico-administrativos da UEMG – revertida parcialmente pela vitoriosa greve da categoria docente em 2024 -, à restrição ao acesso a bolsas e programas de permanência na Universidade, e à piora constante das condições de trabalho e permanência estudantil, o que o Governo ultraliberal e autoritário de Zema propõe é uma pá de cal ao serviço sujo da burguesia educacional, muito interessada no fim da UEMG em várias regiões de MG, que o Governo tem realizado desde que assumiu o poder em Minas.
Não iremos aceitar!
Saudamos a corajosa e incansável luta dos companheiros, companheiras e camaradas que constroem o movimento docente, estudantil e de técnicos da UEMG, diante desse violento ataque. Desde a semana passada, a ADUEMG (Seção Sindical do ANDES-SN na UEMG) tem realizado mobilização com plenárias nos campi por todo o Estado, em defesa da imediata retirada de pauta do PL do desmonte da UEMG.
Conclamamos toda a militância, amigos/as e companheiros/as de luta a se somarem nessa importante mobilização em defesa da UEMG, marcando presença no grande ato “UEMG: quem conhece, defende!”, convocado pela ADUEMG e pelo DCE da UEMG para o dia 28 de maio, no Espaço Democrático da Assembleia Legislativa de MG, a partir das 14h.
Às ruas para defender a UEMG!
Não ao PL 3738/2025!
Fora Zema!
UEMG: quem conhece, defende!
Não é federalização, é privatização!
Por uma Universidade Popular!
Unidade Classista, Futuro Socialista!