Começa o I Curso Nacional Oswaldo Pacheco

No dia 06 de janeiro de 2020 ocorreu a abertura oficial do primeiro curso nacional de formação de quadros sindicais promovido pelo Instituto Oswaldo Pacheco. Com a presença de 29 participantes, vindos de 4 das 5 regiões brasileiras, a atividade teve início com a apresentação de todos os presentes e dos membros da coordenação político-pedagógica, Caio Andrade, Genobre Lima e Laura Beraldo.
Foram repassadas as informações referentes à organização do espaço, onde a turma foi divida em brigadas que ficarão responsáveis pelas atividades de organização e limpeza dos espaços, alimentação, comunicação e disciplina, revezando-se nessas tarefas. Também foram apresentados pela coordenação político-pedagógica os módulos que serão abordados durante o curso e as atividades de cineclube que ocorrerão em duas noites.
Fechando a parte da manhã, o coordenador político da Unidade Classista, Cassio Canhoto, fez a abertura das atividades, saudando todos os presentes e apresentando um histórico da vida e militância do camarada Oswaldo Pacheco.
Na tarde do dia 06/01, tivemos a presença do camarada Filipe Boechat construindo com os participantes uma noção da crítica da economia política. Partindo da desigualdade social e do acúmulo de riquezas por uma minoria que, a partir do seu poder econômico, subjuga a classe trabalhadora, analisamos as raízes deste fenômeno. A discussão foi iniciada com a forma a qual este fenômeno é percebido e, durante o método de análise, tornou-se claro como os conceitos de mais-valia e exploração do trabalho não são meramente jargões marxistas, mas os pilares de nossa sociedade.
Começa o I Curso Nacional Oswaldo Pacheco