UNIDADE CLASSISTA CONVOCA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PARA O II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2016

Por um Projeto Classista e Democrático de Educação

Mais de duas mil pessoas participaram do I Encontro Nacional de Educação (ENE) realizado em 2014, no Rio de Janeiro, organizado pelo Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para

Educação Pública Já!. A realização do I ENE potencializou a construção de diversas lutas em defesa da educação pública, articulando os setores combativos que se contrapõem ao projeto de educação do governo federal e dos empresários. Este primeiro passo permitiu com que diversos setores representativos dos trabalhadores da educação e da juventude elaborassem uma agenda de lutas para enfrentar a precarização e a privatização da educação pública.

A implementação de ataques aos interesses dos trabalhadores executada pelo Governo Dilma (PT), através do Ajuste Fiscal e Agenda Brasil, tem trazido enormes prejuízos. Ao mesmo tempo em que se operam diversas formas de dispor de recursos públicos para os setores privados, diversos cortes no orçamento para a educação pública são efetivados, ampliando a precarização das condições de trabalho e estudo nas escolas e instituições de ensino superior. Outros ataques a educação pública tem sido realizados nos estados e municípios. Por meio de cortes no orçamento, no descumprimento da lei do piso nacional do magistério, no parcelamento de salários, nos cortes aos regimes próprios de previdência ou ainda pela ampliação dos processos de terceirização por meio de OSs e OSCIPs.

A Unidade Classista se dirige aos militantes, amigos e simpatizantes convocando-os para participar e contribuir nos encontros preparatórios nos municípios e estados com vista à construção nacional do II ENE 2016. Entre os dias 16 e 18 de junho faremos uma caravana para Brasília para enfrentar a destruição da educação pública e construir um projeto classista e democrático de educação.

UNIDADE CLASSISTA CONVOCA OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO PARA O II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2016