80 ANOS DE FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO SINDICAL MUNDIAL (FSM)

Nos dias 3 e 4 de outubro, foi realizada em Paris a celebração de 80 anos de fundação da Federação Sindical Mundial (FSM), da qual a Unidade Classista faz parte. Entre as delegações sindicais presentes, comparecemos com nossos camaradas Cássio Canhoto, Secretário Sindical do Comitê Central do PCB, e Luís Acosta, Coordenador de Relações Internacionais da Coordenação Nacional da Unidade Classista.

No primeiro dia, as atividades tiveram início com uma marcha da Gare de l’Est até a histórica Bourse du Travail, passando pela Place de la République. Em seguida, houve uma sessão com documentário, saudações das delegações e um concerto com canções operárias e revolucionárias. No dia seguinte, realizou-se uma cerimônia simbólica no local histórico da fundação da FSM, com participação de delegações internacionais e dirigentes sindicais franceses.

Para o camarada Cassio Canhoto, a construção da contraofensiva dos trabalhadores, no Brasil e no mundo, passa necessariamente pelo fortalecimento da Federação Sindical Mundial e de seu programa junto aos trabalhadores organizados e as massas. “Saudar os 80 anos da FSM em Paris foi uma honra e um dever histórico, por meio dela temos enraizado junto ao movimento sindical a necessidade histórica da construção do poder popular e do socialismo”, afirma.

A seguir, confira os registros da nossa participação nos 80 anos da Federação Sindical Mundial: