A LUTA SINDICAL PARA OS COMUNISTAS
Entenda o que nós, comunistas, pensamos sobre a luta sindical e junte-se à Unidade Classista
O Que é a Luta Sindical?
A luta sindical é o conjunto de ações e estratégias executadas pelos trabalhadores, de forma coletiva, para defender e promover seus interesses e direitos.
No sistema capitalista, onde a exploração é a regra, o trabalhador sozinho não consegue combater o interesse inerente da burguesia de aumentar a exploração para ter mais lucros.
É nossa união que faz a força contra o patrão!
O Que é um Sindicato?
São as associações de trabalhadores criadas para defender seus interesses e direitos, ou seja, fazer a luta sindical. São a primeira linha de defesa dos trabalhadores e sua principal ferramenta! Por ser tão importante, são constantemente atacados pela burguesia, de todas as formas possíveis.
Cabe a nós, trabalhadores, ocuparmos os nossos sindicatos e usarmos essa ferramenta!
Sindicatos: a Escola da Luta de Classes
Para nós, comunistas, os sindicatos têm uma outra função importante: são a “escola da luta de classes”! Ao fazer a luta sindical, os trabalhadores aprendem na prática sobre a exploração capitalista e o trabalho coletivo.
Essa experiência é crucial para desenvolver a consciência de classe – entender que os interesses dos trabalhadores são opostos aos dos patrões.
Além do economicismo, sem isolacionismo
Para nós, luta sindical deve ir além das melhorias econômicas imediatas.
Deve educar os trabalhadores para a luta política, que é a única forma de emancipar a classe trabalhadora das mazelas do capitalismo.
Ao mesmo tempo, não deve ser sectário e isolacionista, pautando somente o horizonte Comunista distante. Devemos saber dialogar com todos da nossa classe e buscar lutas unitárias da Esquerda, apontando os próximos passos, concretos, da luta.
Devemos lutar pelas melhorias de hoje, enquanto construímos a revolução de amanhã!
Um Instrumento de Mudança Revolucionária
Vemos o sindicato como uma ferramenta indispensável para a emancipação da classe trabalhadora. Ao organizar, mobilizar e conscientizar, os sindicatos preparam o terreno para desafios maiores.
Não se trata apenas de “melhorar” o capitalismo, mas de construir a força necessária para abolir a exploração e construir uma sociedade socialista.
Filie-se ao seu sindicato e junte-se à Unidade Classista!
Em tempos de precarização, ataques aos direitos e avanço do neoliberalismo, a importância do fortalecimento dos sindicatos só cresce!
Junte-se a nós e venha construir uma luta sindical revolucionária!